terça-feira, 3 de julho de 2007

TADEUSZ KANTOR - PROFISSÃO DE FÉ

Alocução pronunciada por Tadeusz Kantor perante o Júri internacional quando lhe foi outorgado o Prêmio Rembrandt da Fundação Goethe.

Permiti-me, Supremos Juízes
apresentar-vos meu credo solene,meu desafio e minha provocação.
Permito-me recordar-vos que o método fundamental (se posso exprimir-me de maneira tão patética) de meu trabalho é e era a fascinação pela realidade que denominei REALIDADE DO NÍVEL MAIS BAIXO.
É ela que explica meus quadros,minhas Embalagens, meus Objetos Pobres e também meus Personagens Pobres,os quais como vários filhos pródigos, retornam na miséria a suas casas natais.
Gostaria afinal de aplicar esse método a mim mesmo:Não é verdade que o homem moderno é um espírito que tenha vencido o MEDO...não é verdade...o MEDO existe:o medo diante do mundo exterior,o medo diante de nosso destino,diante da morte,diante do desconhecido,o medo diante do nada,diante do vazio...
Não é verdade que o artista é um herói ou um conquistador audacioso e intrépido como o quer uma LEGENDA convencional...
Acreditai em mim é um HOMEM POBRE sem armas e sem defesa
que escolheu seu LUGAR
face a face com o MEDO.
Em toda consciência!
É na consciênciaque nasce o MEDO!
Eu estou de pé diante de vós JUÍZES SEVEROS MAS JUSTOS
eu estou de pé acusado e esmagado em meu MEDO...E há uma diferença entre os antigos dadaístas dos quais me sinto o descendente e eu:
Levantai-vos gritava Picabia
O GRANDE ZOMBADOR vós sois acusados!E eis minha correção hoje a essa invocação outrora imponente:Sou eu quem é julgado e acusado eu estou de pé diante de vós e necessito procurar razões e provas não o sei de minha inocência ou de minha culpabilidade...Estou de pé,como outrora, como no passado,na escola, em minha classe...e digo: eu e s q u e c i eu sabia, eu sabia asseguro-vos, Senhoras e Senhores...

In "Le Théâtre de la Mort", textos de Tadeusz Kantor reunidos e apresentados por Denis Bablet, ed. L'Age d'Homme, Lausanne, 1977, pág. 275.

Nenhum comentário: