sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

RENATA PALOTTINI - DRAMATURGIA, CONSTRUÇÃO DA PERSONAGEM

AS 36 SITUAÇOES DRAMÁTICAS
Polti
1. Implorar
2. O Salvador
3. A Vingança Perseguindo o Crime
4. Vingar o Próximo no Próximo
5. Acuado
6. Desastre
7. A Presa
8. Revolta
9. Audaciosa Tentativa
10. Rapto
11. O Enigma
12. Obter
13. Odio Entre Próximos
14. Rivalidade Entre Próximos
15. Adultério Assassino
16. Loucura
17. Imprudência Fatal
18. Involuntário Crime de Amor
19. Matar um Parente sem o Saber
20. Sacrificar-se por um ideal
21. Sacrificar-se pelo próximo
22. Sacrificar tudo pela paixão
23. Ter de Sacrificar os Seus
24. Rivalidade de pessoas de Nível Diferente
25. Adultério
26. Crimes de Amor
27. Conhecer a Desonra do Ser Amado
28. Amores Impossíveis
29. Amar o Inimigo
30. A Ambição
31. Luta contra Deus
32. Ciíme Equivocado
33. Erro Judiciário
34. Remorsos
35. Reencontro
36. Perder os seus

PERSONAGEM: Ente composto pelo poeta a partir de uma seleção do que a realidade lhe oferece, cuja natureza e unidade só podem ser conseguidas a partir dos recursos utilizados para a criação.


FUNÇOES DE PERSONAGENS (SETE ESFERAS DA AÇÃO)
Vladimir I. Propp

1. O Mau (o que comete a má ação; o vilão).
2. O Doador (o que atribui o objeto mágico e seus valores)
3. O Ajudante (que socorre o herói)
4. A Princesa (a que exige uma façanha e promete matrimônio)
5. O Mandante (o que envia o herói em uma missão)
6. O Herói (o que age e se submete a diversas peripécias)
7. O Falso Herói (o que usurpa por algum tempo o papel do Herói verdadeiro)

OBS.:
a) uma esfera de ação pode corresponder exatamente a um personagem;
b) um mesmo personagem pode abarcar várias esferas de ação
c) uma mesma esfera de ação pode ser partilhada por vários personagens

CARACTERIZAÇAO
Heffner

É aquilo que diferencia um personagem do outro. Os traços da caracterização podem se classificar da seguinte maneira:
1. Traços Biológicos
2. Traços Físicos
3. Inclinações, Disposições, Atitudes
4. Traços sentimentais, de Emoção e Desejo.
5. Traços ou Características de Pensamento
6. Decisões

AS QUATRO LEIS DO DRAMA (DIALÈTICA)
Hegel/Boal

1. LEI DO CONFLITO - teatro é conflito; todo drama pressupõe o conflito, confronto de vontades, idéias, ponto de vista, ações. Onde não há conflito, não há drama.

2. DA VARIAÇAO QUANTITATIVA (AÇAO DRAMATICA) - a ação dramática, o movimento interior, o devir, constituem a própria essência de uma peça de teatro e são conseqüência do conflito. Não do conflito estático, que não aumenta, não cresce, mas sim daquele que se intensifica e, portanto, varia quantitativamente.

3. VARIAÇÂO QUALITATIVA - é o ponto de mudança para o qual caminha o conflito, em sua intensificação. Chegando a esse ponto de aquecimento máximo, a linha do conflito deve mudar sofrer uma variação - ou salto - qualitativo.

4. INTERDEPENDENCIA - Tudo isso - conflito, ação dramática, variação quantitativa, salto qualitativo - deve estar submetido a uma unidade fundamental do todo, a interdependência de todos os componentes, a constância da idéia central, espinha dorsal da obra, e que e, outra vez, o correspondente a regra aristotélica da Unidade de Ação.

AÇÂO DRAMATICA
Soriau

É o fio condutor que vai do principio ao fim da peça, não se contentando em conduzir paralelamente o destino dos personagens, mas atirando-os moralmente uns contra os outros; que os coloca, em certos momentos, dentro desses dispositivos arquitetônicos e dinâmicos que são as situações; e o que faz da apresentação intensa e da sucessão caleidoscópica dessas situações, um dos meios artisticos essenciais da obra.

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